O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características

Autores/as

  • Maria Helena Souza Patto

Palabras clave:

Fracasso escolar, Evasão escolar, Escolas públicas

Resumen

Se é verdade que o número de pesquisas sobre as causas da repetência e da evasão na escola pública de primeiro grau, em suas primeiras séries, vem crescendo nas últimas duas décadas, é verdade também que esta linha de investigação vem mostrando sinais de cansaço: uma repetida aplicação de um modelo experimental de investigação tem produzido como resultado uma visão reificada da escola e de sua problemática. Mais do que isso, é visível que a crença na menor capacidade da criança pobre para aprender os conteúdos escolares tem sido uma constante nessas pesquisas, tanto mais presente quanto mais a “teoria da carência cultural” se estabelece no pensamento educacional brasileiro a partir do início dos anos setenta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Helena Souza Patto

Publicado

1988-05-30

Cómo citar

Patto, M. H. S. (1988). O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características. Cadernos De Pesquisa, (65), 72–77. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1198

Número

Sección

Temas em Debate