Discrimination dans le contexte scolaire brésilien: Aperçu sur les recherches

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DOI :

https://doi.org/10.1590/1980531411288

Mots-clés :

Discrimination, Contexte Scolaire, Revue de la Littérature

Résumé

Cette étude qualitative analyse la discrimination scolaire à travers une revue de la littérature scientifique de 2010 à 2023. Cinquante-neuf travaux universitaires ont été examinés dans les banques de données de SciELO, du Catálogo de Teses e Dissertações da Capes et de la Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. L’analyse des travaux a mis en évidence quatre catégories principales de recherche ainsi qu’une attention particulière sur la discrimination à l’encontre de certains groupes identitaires. L’étude recommande qu’une approche interdisciplinaire integrée par différents domaines de connaissance soit adoptée pour mieux comprendre les complexités et les spécificités du phénomène en milieu scolaire.

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Bibliographies de l'auteur-e

Willer Moravia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutorando em Ciências Humanas (Educação) e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na linha de Educação, Desigualdades e Políticas Públicas. Advogado, bacharel em Direito pelo Centro Universitário São José (RJ). Membro do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/ PUC-Rio). Atua em pesquisas e projetos sobre direito educacional, políticas públicas educacionais, políticas antidiscriminatórias, diversidade e inclusão.

Naira Muylaert, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É Jovem Cientista do Nosso Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e vice-líder do LAEd/PUC-Rio. É mestre e doutora em Educação pela PUC-Rio, tendo realizado estágio sanduíche na L'Universté de Génève. Tem graduação em Pedagogia pela Unirio.  É membro da Reippe, da ANPEd e da Anpae e realiza pesquisa na área educacional sobre os seguintes temas: políticas públicas em educação, desigualdades educacionais, metodologias quantitativas de pesquisa.

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Publié-e

2025-02-07

Comment citer

Moravia, W., & Muylaert, N. (2025). Discrimination dans le contexte scolaire brésilien: Aperçu sur les recherches. Cadernos De Pesquisa, 55, e11288. https://doi.org/10.1590/1980531411288

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