Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes

Auteurs-es

  • Maria das Graças Corrêa de Oliveira

Mots-clés :

Políticas Educacionais, Pernambuco, Governo Arraes, Municipalização do Ensino, Sistema de Educação

Résumé

No âmbito do presente debate nacional sobre a municipalização do ensino básico, este artigo identifica uma inflexão, nas análises recentes, no sentido de se adotarem padrões democráticos de articulação inter-institucional visando a efetiva universalização do ensino fundamental. Tomando por referência a política educacional do Governo Miguel Arraes em Pernambuco (1987-1990), delineia-se o conjunto de procedimentos empregados para a articulação entre o estado e os municípios. Num contexto de drástica redução do apoio financeiro federal ao estado, essa articulação permitiu melhorar o aproveitamento do parque escolar público, ampliar a cobertura escolar, eliminar a duplicação de esforços e de estruturas nos órgãos de educação, aplicando medidas de caráter técnico-pedagógico que apontam para a superação das práticas político-clientelistas do setor educacional.

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Biographie de l'auteur-e

Maria das Graças Corrêa de Oliveira

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Publié-e

1991-05-31

Comment citer

Oliveira, M. das G. C. de. (1991). Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes. Cadernos De Pesquisa, (77), 5–17. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1037

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