Aprendendo a ser negro: a perspectiva dos estudantes

Auteurs-es

  • Marzo Vargas Santos Grupo de Pesquisa F3P- Efice -Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mots-clés :

Estudantes, Negros, Educação Física, Raça

Résumé

O artigo trata de identificar e compreender de que modo os estudantes negros da rede municipal de ensino de Porto Alegre constituem interações sociais, e como essas se manifestam na cultura estudantil e na Educação Física. Por meio de uma etnografia educativa, reflete sobre a participação do negro na construção da sociedade, que não é isenta de contradições e controvérsias. Os autores realizam análise de documentos, observação participante, diário de campo, grupos de discussão e entrevista semiestruturada. A análise enfatiza o modo pelo qual os colaboradores do estudo se percebem nas relações étnico-raciais, ao tratar dos códigos de significados na cultura estudantil, especialmente quanto ao seu reconhecimento no grupo, revelando que os negros manifestam certa naturalização de uma posição social de inferioridade. As diferentes culturas da escola dão sentidos distintos às ações, rituais e códigos que serão interpretados por aqueles envolvidos com os elementos dessa cultura.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marzo Vargas Santos, Grupo de Pesquisa F3P- Efice -Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publié-e

2011-08-31

Comment citer

Santos, M. V., & Molina Neto, V. (2011). Aprendendo a ser negro: a perspectiva dos estudantes. Cadernos De Pesquisa, 41(143), 516–537. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/101

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