Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa

Auteurs-es

  • Heraldo Marelim Vianna

Mots-clés :

Avaliação da Educação, Acesso ao Ensino Superior, Rendimento Escolar, Educação de adultos, Cadernos de Pesquisa

Résumé

A avaliação muitas vezes é confundida com aplicação de testes ou provas, mesmo por pessoas que integram o contexto educacional e que nem sempre consideram a complexidade apresentada pelo quadro avaliativo em Educação. O assunto costuma ser objeto de controvérsias, sobretudo pela carência de uma teoria geral da avaliação. Sua primeira dimensão, centrada no estudante, procura verificar aspectos diversos: cognitivo (formativo e somativo) e não cognitivo (atitudes, interesses e aptidões), usando instrumentos vários (norma e critério), com formatos os mais variados. Essa avaliação, as vezes realizadas com extremas ligeireza, tem as suas implicações: aprovação, reprovação e evasão escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Heraldo Marelim Vianna

Téléchargements

Publié-e

1992-02-29

Comment citer

Vianna, H. M. (1992). Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa. Cadernos De Pesquisa, (80), 100–105. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1008

Numéro

Rubrique

Articles