Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa

Autores/as

  • Heraldo Marelim Vianna

Palabras clave:

Avaliação da Educação, Acesso ao Ensino Superior, Rendimento Escolar, Educação de adultos, Cadernos de Pesquisa

Resumen

A avaliação muitas vezes é confundida com aplicação de testes ou provas, mesmo por pessoas que integram o contexto educacional e que nem sempre consideram a complexidade apresentada pelo quadro avaliativo em Educação. O assunto costuma ser objeto de controvérsias, sobretudo pela carência de uma teoria geral da avaliação. Sua primeira dimensão, centrada no estudante, procura verificar aspectos diversos: cognitivo (formativo e somativo) e não cognitivo (atitudes, interesses e aptidões), usando instrumentos vários (norma e critério), com formatos os mais variados. Essa avaliação, as vezes realizadas com extremas ligeireza, tem as suas implicações: aprovação, reprovação e evasão escolar.

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Biografía del autor/a

Heraldo Marelim Vianna

Publicado

1992-02-29

Cómo citar

Vianna, H. M. (1992). Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa. Cadernos De Pesquisa, (80), 100–105. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1008

Número

Sección

Artículos