A competência reflexiva processual em serviço social na ação profissional junto às populações.

Autores/as

  • Berta Granja Universidade do Porto - Portugal

Palabras clave:

Profissão, Competência, Assistente Social, Relações Sociais

Resumen

Este artigo resulta de pesquisa etnográfica desenvolvida em Portugal, Brasil e Canadá sobre a atividade profissional dos assistentes sociais e se centra nos aspectos relacionados ao saber que se mobiliza na interação junto às populações. A atividade profissional dos assistentes sociais responde a problemas vividos por indivíduos de forma singular, mas que decorrem do funcionamento das estruturas socioeconômicas e políticas e de seus sistemas que influenciam percursos, modos e condições de vida de pessoas, grupos e identidades individuais e coletivas. A resposta a esses problemas da ação exige um saber profissional proveniente de uma estrutura sociocognitiva específica que está na base da forma identitária que se constrói e reconstrói pela reflexão individual e coletiva e pela afirmação da autonomia profissional na ação. Os profissionais trabalham em tensão permanente, intrínseca à própria ação, para reinventar e adaptar procedimentos difíceis de codificar e formalizar no cruzamento de relações sociais complexas com lógicas individuais e coletivas diversas e mesmo antagônicas. Tensões, conflitos e limites nos contextos de interação com as populações são fatores de complexificação e de incerteza no saber. Mas, para agir nessas condições, o profissional precisa de algum padrão de regularidade e de generalidade que se constituem como procedimentos profissionais de seu saber de ação, como mostra este artigo.

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Biografía del autor/a

Berta Granja, Universidade do Porto - Portugal

Publicado

2011-08-31

Cómo citar

Granja, B. (2011). A competência reflexiva processual em serviço social na ação profissional junto às populações. Cadernos De Pesquisa, 41(143), 428–453. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/97

Número

Sección

Tema em Destaque