Afinal, onde está a leitura?

Autores/as

  • Élie Bajard

Palabras clave:

Alfabetização, Leitura, Escrita

Resumen

A ausência de material escrito em exposição e à disposição dos alunos das séries iniciais de escolas públicas no Brasil alerta para uma grave distorção. No esteio do construtivismo e outras tendências, a introdução à língua escrita dá-se através da produção de texto pela criança, negligenciando-se a leitura. Este artigo faz um breve apanhado das práticas sociais da escrita e de sua história, assim como do nexo entre o papel do pedagogo e a pesquisa sobre alfabetização - especialmente as realizadas por Emilia Ferreiro e seguidores. Apontando os efeitos em sala de aula decorrentes da primazia à produção de texto na aprendizagem da língua, pleiteia medidas para corrigir a distorção e levar os alfabetizados ao efetivo domínio da leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Élie Bajard

Publicado

1992-11-30

Cómo citar

Bajard, Élie. (1992). Afinal, onde está a leitura?. Cadernos De Pesquisa, (83), 29–42. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/968

Número

Sección

Artículos