Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau

Autores/as

  • Marília Pinto de Carvalho

Palabras clave:

Ensino de 1º Grau, Estudo Etnográfico, Organização do Tempo Escolar, Professoras, Relações de Gênero

Resumen

A investigação etnográfica numa escola pública de 1º grau na periferia da Grande São Paulo permitiu apontar diferenças marcantes na organização do tempo e em características da docência entre os diversos turnos em que se divide a escola. Os dados da observação ao longo do ano letivo de 1990 e dos depoimentos de educadoras e funcionárias levam ao questionamento de pressupostos vigentes no debate acerca do tempo de permanência dos alunos na escola, das propostas que intervêm na seriação e na jornada docente, assim como das atitudes profissionais, mediadas pelas relações de gênero, que distinguiriam as professoras das séries iniciais e finais do ensino fundamental.

 

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Biografía del autor/a

Marília Pinto de Carvalho

Publicado

1992-02-28

Cómo citar

Carvalho, M. P. de. (1992). Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau. Cadernos De Pesquisa, (84), 17–30. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/959

Número

Sección

Artículos