Processos de adaptação na creche

Autores/as

  • Telma Vitória
  • Maria Clotilde Rossetti-Ferreira

Palabras clave:

Creches, Interação Criança - Família - Creche

Resumen

Começar a freqüentar uma creche, mudar de turma ou de educador(a) responsável dentro dela, são situações que impõem um processo de adaptação muitas vezes difícil tanto para a criança como para a família e para o(a) próprio(a) educador(a). As reações da criança pequena a indivíduos e situações novas são muito influenciadas pela relação que a mãe,o pai e outros familiares estabelecem com essa novidade. Na medida em que estes conhecem o ambiente e a rotina da creche, têm maior oportunidade de adquirir confiança e estabelecer um vínculo afetivo com as pessoas que cuidam da criança. A partir de várias experiências em creche, trabalhando com a questão da adaptação junto aos educadores e às famílias, temos verificado que essas situações delicadas e complexas exigem preparo, conhecimento e experiência por parte dos profissionais envolvidos. Por outro lado, acreditamos que para prover um serviço educacional de qualidade, adequado à faixa etária que atende, a creche tem de incluir em sua proposta pedagógica um trabalho frente aos processos de adaptação, que pode ser mais ou menos sofisticado, conforme os recursos de que dispõe.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Telma Vitória

Maria Clotilde Rossetti-Ferreira

Publicado

1993-08-31

Cómo citar

Vitória, T., & Rossetti-Ferreira, M. C. (1993). Processos de adaptação na creche. Cadernos De Pesquisa, (86), 55–64. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/939

Número

Sección

Artículos