Educação, escola e participação

Autores/as

  • Thais Baptista Carvalho de Oliveira

Palabras clave:

Educação, Escola, Participação

Resumen

O artigo discute os sentidos atribuídos à educação e à escola pelos alunos do 2º grau da rede pública do município do Rio de Janeiro. Discute, também, a relação escola-participação à luz das significações atribuídas à escola e à educação. Foram analisados depoimentos dos educandos a partir do quadro teórico fornecido pela Análise do Discurso, na linha de Michel Pêcheux. A opção por tal metodologia implicou uma visão particular do sujeito. Assim, este trabalho trata especificamente do sujeito-da-educação, uma vez que a reflexão pressupõe que não se pode falar do sujeito, genérico e universal, mas sim das diferentes posições que ele ocupa no texto. Por conseguinte, não se buscou encontrar o sentido de educação e escola, mas os vários sentidos que se abrigam sob esses temas e compreender os processos históricos que determinam a permanência de uns e o apagamento de outros. Concluiu-se o trabalho em favor de uma educação para a participação, plural e ética, como uma espécie de antídoto às formas de autoritarismo que impregnam os discursos da/sobre a educação, alertando sobre os riscos de se cair num ecletismo "neutro", em que ninguém tem razão, em que não há razão, em que tanto faz como tanto fez.

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Biografía del autor/a

Thais Baptista Carvalho de Oliveira

Publicado

1994-05-31

Cómo citar

Oliveira, T. B. C. de. (1994). Educação, escola e participação. Cadernos De Pesquisa, (89), 59–71. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/904

Número

Sección

Artículos