Educação, escola e participação
Palabras clave:
Educação, Escola, ParticipaçãoResumen
O artigo discute os sentidos atribuídos à educação e à escola pelos alunos do 2º grau da rede pública do município do Rio de Janeiro. Discute, também, a relação escola-participação à luz das significações atribuídas à escola e à educação. Foram analisados depoimentos dos educandos a partir do quadro teórico fornecido pela Análise do Discurso, na linha de Michel Pêcheux. A opção por tal metodologia implicou uma visão particular do sujeito. Assim, este trabalho trata especificamente do sujeito-da-educação, uma vez que a reflexão pressupõe que não se pode falar do sujeito, genérico e universal, mas sim das diferentes posições que ele ocupa no texto. Por conseguinte, não se buscou encontrar o sentido de educação e escola, mas os vários sentidos que se abrigam sob esses temas e compreender os processos históricos que determinam a permanência de uns e o apagamento de outros. Concluiu-se o trabalho em favor de uma educação para a participação, plural e ética, como uma espécie de antídoto às formas de autoritarismo que impregnam os discursos da/sobre a educação, alertando sobre os riscos de se cair num ecletismo "neutro", em que ninguém tem razão, em que não há razão, em que tanto faz como tanto fez.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Cadernos de Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).