Sabedoria docente: repensando a prática pedagógica

Autores/as

  • Maria Helena G. Frem Dias-da-Silva UNESP - Araraquara

Palabras clave:

1º Grau, Teoria Pedagógica, Cotidiano Escolar

Resumen

O caráter reflexivo do trabalho docente, as contradições detectadas entre o discurso e a ação dos professores, a ausência de isomorfismo entre as teorias e a prática pedagógica e a fragilidade do rótulo Ensino Tradicional como matriz analítica do cotidiano escolar são alvos de discussão neste trabalho. A investigação de uma "sabedoria docente" - crenças, valores, concepções e até procedimentos que norteiam o fazer dos professores, de natureza diversa quer do conhecimento científico, quer do senso comum - é aqui analisada e exemplificada mediante estudo realizado com professores de quintas séries do 1º Grau.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Helena G. Frem Dias-da-Silva, UNESP - Araraquara

Publicado

1994-05-31

Cómo citar

Dias-da-Silva, M. H. G. F. (1994). Sabedoria docente: repensando a prática pedagógica. Cadernos De Pesquisa, (89), 39–47. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/902

Número

Sección

Artículos