A controvérsia do ensino pago

Autores/as

  • Jacques Schwartzman UFMG
  • Wagner Saleme UFMG

Palabras clave:

Ensino Particular, Desigualdades Sociais, Renda Familiar, Ensino Superior, Dados Estatísticos

Resumen

A questão da introdução do ensino pago no sistema univertário público voltou a ser intensamente discutida na imprensa no primeiro semestre de 1991, especialmente após a declaração do ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, de que ensino gratuito "é um subsídio para o rico" (Dimenstein, 1990). A Constituição de 1988. Artigo 206 eliminou a possibilidade de cobrança da anuidade em qualquer nível do ensino público. Alterando a anterior, que prescrevia: o ensino público será igualmente gratuito para quantos no nível médio e no superior, demonstrarem efetivo aproveitamento e provarem faltas ou insuficiência de recursos.

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Biografía del autor/a

Jacques Schwartzman, UFMG

Wagner Saleme, UFMG

Publicado

1994-08-31

Cómo citar

Schwartzman, J., & Saleme, W. (1994). A controvérsia do ensino pago. Cadernos De Pesquisa, (90), 62–71. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893

Número

Sección

Temas em Debate