A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries

Autores/as

  • Adriana Mohr Fundação Oswaldo Cruz

Palabras clave:

Educação em Saúde, Livros Didáticos, Programas de Saúde

Resumen

Os volumes pertencentes a três coleções de livros didáticos (1ª a 4ª séries) mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1991, foram analisados com relação a seus conteúdos de Programas de Saúde. Os resultados apontam a inadequação desses livros quanto à correção dos conteúdos, metodologias utilizadas e ilustrações apresentadas, dentre outros problemas. O caráter receituário e dogmático das informações veiculadas prejudicam os objetivos dos Programas de Saúde escolares, além de incentivar preconceitos e temores infundados com relação à doença ou aos doentes. Por outro lado, não dimensionam as verdadeiras situações de risco. Tendo em vista a importância do PNLD no cenário educacional atual, são feitas algumas sugestões de melhoria dos processos de avaliação dos livros didáticos disponíveis, o que modificaria a curto e médio prazo a qualidade do Programa.

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Biografía del autor/a

Adriana Mohr, Fundação Oswaldo Cruz

Publicado

1995-08-31

Cómo citar

Mohr, A. (1995). A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries. Cadernos De Pesquisa, (94), 50–57. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838

Número

Sección

Artículos