A questão do movimento no cotidiano de uma pré-escola

Autores/as

  • Izabel Galvão USP

Palabras clave:

Movimento, Espaço, Interações, Conflitos

Resumen

Este artigo relata uma pesquisa realizada numa pré-escola em São Paulo, com o objetivo inicial de discutir a adequação das exigências e propostas do meio escolar às possibilidades psicomotoras das crianças, as quais situavam-se na faixa dos seis anos.A metodologia inspirou-se numa perspectiva etnográfica, recorrendo principalmente à observação direta do cotidiano escolar. Como referencial teórico para a coleta e análise de dados utilizamos a psicologia genética de Henri Wallon. A observação do dia-a-dia da pré-escola revelou uma atmosfera de conflitos e tensão nas interações entre professora e alunos: turbulência e impulsividade motora por parte desses e repreensões e advertências visando a contenção do movimento por parte daquela. Mostrando imbricadas inter-relações entre os diversos planos do meio escolar e a dinâmica de interações sociais que nele se estabelece, este estudo destaca como sugestão, que se reveja a compreensão que se tem do movimento infantil assim como o espaço dado a ele no cotidiano pré-escolar.

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Biografía del autor/a

Izabel Galvão, USP

Publicado

1996-08-31

Cómo citar

Galvão, I. (1996). A questão do movimento no cotidiano de uma pré-escola. Cadernos De Pesquisa, (98), 37–49. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/794

Número

Sección

Artículos