A contribuição de Habermas para a democracia na educação

Autores/as

  • Inês Barbosa de Oliveira UFRJ

Palabras clave:

Democratização, Interação Social, Políticas Educacionais

Resumen

Este trabalho retoma os principais aspectos da "Teoria crítica da evolução social" e da "Teoria da ação comunicativa" de Jürgen Habermas, interpretando as suas contribuições com o objetivo de definir bases e princípios do que poderia ser uma ação política concreta que contribua para a democratização da sociedade e da educação. Estes princípios servem de base para uma proposta de estabelecimento de princípios norteadores de uma nova política educacional no Brasil, mais democrática e comprometida com a democratização da educação brasileira, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista da estruturação e da gestão da educação.

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Biografía del autor/a

Inês Barbosa de Oliveira, UFRJ

Publicado

1996-08-31

Cómo citar

Oliveira, I. B. de. (1996). A contribuição de Habermas para a democracia na educação. Cadernos De Pesquisa, (98), 05–13. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/791

Número

Sección

Artículos