O reverso da medalha: administração participativa, sociedade do conhecimento e seus limites

Autores/as

  • Dagmar M. L. Zibas Fundação Carlos Chagas

Palabras clave:

Trabalho - Educação, Novas Tecnologias Organizacionais

Resumen

O estudo, que deu origem ao artigo, focalizou, no setor secundário, empresas que estariam superando bem a crise gerada pelo acirramento da competição industrial. O objetivo mais geral foi verificar quais as exigências, quanto à qualificação, tais organizações estão colocando para o seu quadro funcional e como explicam a necessidade de tais exigências. Os trabalhadores também foram ouvidos, como contraponto ao depoimento dos dirigentes. O trabalho agora apresentado enfoca a mais dinâmica das empresas pesquisadas, reconhecido exemplo de sucesso do novo modelo produtivo. Os resultados obtidos permitem o questionamento do discurso, atualmente dominante, que identifica, de forma isométrica, as demandas da moderna produção com os princípios educacionais humanistas, tradicionalmente defendidos pelos setores progressistas da sociedade.

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Biografía del autor/a

Dagmar M. L. Zibas, Fundação Carlos Chagas

Publicado

1996-11-30

Cómo citar

Zibas, D. M. L. (1996). O reverso da medalha: administração participativa, sociedade do conhecimento e seus limites. Cadernos De Pesquisa, (99), 21–29. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/782

Número

Sección

Artículos