Crítica às prioridades e estratégias do Banco Mundial para a educação

Autores/as

  • Jon Lauglo

Palabras clave:

Política Pública de Educação, Banco Mundial, Financiamento do Ensino, Qualidade do Ensino, Economia e Educação

Resumen

O artigo levanta críticas ao documento de políticas educacionais do Banco Mundial de 1995 (World Bank´s 1995 Policy Review on Education), sendo focalizados, principalmente, os seguintes aspectos: sua concepção sobre os benefícios da escolarização: a maneira como são tratadas a educação básica e as habilidades básicas, a pouca atenção que é dada à educação pública profissionalizante, o conceito de profissionalismo pedagógico que parece implícito na concepção de melhoria da qualidade, a suposição de que é possível proteger os pobres quando a cobrança de taxas mais altas é feita, o tipo de descentralização que é defendida e a confiança na análise recomendada para a taxa de retorno. Implicações para outros financiadores também são comentadas. Em vista do uso intenso (e inevitavelmente seletivo) que faz de resultados de pesquisa como argumentos para recomendações, o documento provoca o questionamento das possibilidades da pesquisa como base para as prescrições de política. É sugerido que os especialistas do Banco e os pedagogos tendem a olhar a educação através de lentes profissionais muito diferentes.

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Publicado

1997-03-31

Cómo citar

Lauglo, J. (1997). Crítica às prioridades e estratégias do Banco Mundial para a educação. Cadernos De Pesquisa, (100), 11–36. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/765

Número

Sección

Artículos