Educação infantil: o debate e a pesquisa

Autores/as

  • Maria Malta Campos Fundação Carlos Chagas

Palabras clave:

Educação Infantil, Creches, Desenvolvimento Infantil

Resumen

O texto resume e comenta os principais resultados obtidos por um grupo de pesquisas significativas, realizadas na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e na América Latina, que procuraram avaliar os efeitos da freqüência a programas de educação infantil sobre o desenvolvimento e a escolaridade posterior de crianças de diversas origens sociais, étnicas e culturais. Os estudos revistos incluem dados sobre diferentes tipos de programa: pré-escolas, creches e programas informais. A análise chama a atenção para o fato de que as opiniões a respeito da importância da educação pré-escolar flutuam ao longo do tempo, influenciadas pela conjuntura política e ideológica. Os resultados de pesquisa, porém, mostram com bastante consistência que educação de crianças pequenas talvez seja uma das áreas educacionais que mais retribuam à sociedade os recursos nela investidos.

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Biografía del autor/a

Maria Malta Campos, Fundação Carlos Chagas

Publicado

1997-07-31

Cómo citar

Campos, M. M. (1997). Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos De Pesquisa, (101), 113–127. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/754

Número

Sección

Outros Temas