Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB

Autores/as

  • Alícia Bonamino PUC - RJ
  • Creso Franco PUC - RJ

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Avaliação da Educação, Sistema de Educação, SAEB

Resumen

Este trabalho focaliza o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, mais precisamente seu processo de institucionalização, as influências dos diversos atores envolvidos no processo, as interpretações extraídas pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC - a partir dos diversos ciclos e o significado para a educação brasileira da existência de um sistema de avaliação como o SAEB. As conclusões tematizam a mudança nos objetivos do SAEB ao longo dos ciclos, discutem o significado da opção por organização mais centralizada do SAEB e relacionam o perfil assumido pelo SAEB com demais aspectos da política educacional.

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Biografía del autor/a

Alícia Bonamino, PUC - RJ

Creso Franco, PUC - RJ

Publicado

1999-11-30

Cómo citar

Bonamino, A., & Franco, C. (1999). Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos De Pesquisa, (108), 101–132. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/669

Número

Sección

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