Desafios iminentes para projetos de formação de profissionais para educação infantil

Autores/as

  • Maria Lucia de A. Machado Fundação Carlos chagas

Palabras clave:

Educação Infantil, Formação Profissional, Profissionais de Educação Infantil

Resumen

O propósito deste texto é o de apontar desafios iminentes para formuladores e implementadores de projetos de formação de profissionais para educação infantil a partir de duas das várias vertentes que os subsidiam. Aborda-se inicialmente um conjunto de fatores que configura o contexto atual brasileiro no qual os projetos se realizam. Em seguida, trata-se da concepção de crescimento e desenvolvimento infantil da qual decorre o desafio de integrar o enfoque cuidar/educar à ênfase numa pedagogia calcada nas interações de crianças e adultos, resultando em temas específicos de formação. Sabendo da força com que um modelo de escolarização caricato vem se difundindo nas instituições de atendimento a crianças de 0 a 6 anos, outro dos desafios que se coloca aos projetos de formação é o de formar profissionais aptos a integrarem-se aos sistemas educacionais e, simultaneamente, atuarem em modalidades de atendimento sustentados em aportes teóricos fundamentados de modo consistente nas necessidades e características de crescimento e desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.

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Publicado

2000-07-31

Cómo citar

Machado, M. L. de A. (2000). Desafios iminentes para projetos de formação de profissionais para educação infantil. Cadernos De Pesquisa, (110), 191–202. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/650

Número

Sección

Outros Temas