A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola

Autores/as

  • Cecília Maria Goulart Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Alfabetização, Método de Alfabetização, Escrita

Resumen

O artigo apresenta um estudo do processo de produção de textos escritos vivenciado por dez crianças de 6 anos em uma classe de alfabetização. O trabalho pedagógico realizado pela professora tem relevância teórica e metodológica para este estudo. Dois objetivos foram definidos: (i) caracterizar as estratégias utilizadas pelas crianças para se aproximarem das convenções do sistema de escrita, notadamente, o princípio alfabético e a segmentação do texto em palavras; e (ii) caracterizar a atividade de elaboração e reelaboração do conhecimento lingüístico, evidenciando a atividade epilingüística das crianças e deixando emergir o sujeito da/na linguagem. São analisados 115 textos, produzidos ao longo de um semestre. É utilizada uma metodologia de investigação indiciária, com base em Ginzburg (1989). A análise dos dados apontou estratégias singulares e estratégias comuns de aproximação do sistema de escrita pelas crianças. Os saberes advindos dos textos escritos a que as crianças têm acesso, principalmente, organizaram as suas produções. A atividade epilingüística se manifestou durante todo o período estudado, em vários níveis. Concluo que o percurso de produção dos textos escritos é próprio de cada sujeito: o processo funda-se na escrita social e converge para a escrita social por caminhos singulares.

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Publicado

2000-07-31

Cómo citar

Goulart, C. M. (2000). A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola. Cadernos De Pesquisa, (110), 157–175. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/648

Número

Sección

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