Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais

Autores/as

  • Nietta Lindenberg Monte ,

Palabras clave:

Formação de Professores, Índios, Currículos, Intercultural

Resumen

O trabalho pretende fornecer subsídios críticos à educação escolar indígena no Brasil, centrando-se no aprofundamento do tema do currículo intercultural e a formação de professores indígenas. Para isso, contextualiza a história de projetos de responsabilidade de organizações não governamentais dedicadas, no Brasil nos finais do século XX, à construção de propostas curriculares para o magistério e as escolas indígenas, com visível repercussão nas políticas públicas oficiais. Aborda especialmente alguns desafios teórico-metodológicos que nesses processos estão sendo enfrentados pelos educadores não índios ao desenharem e desenvolverem os currículos interculturais, com suas inevitáveis implicações sobre a representação das identidades sociais e o uso das línguas indígenas e do português de professores e de alunos indígenas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nietta Lindenberg Monte, ,

Publicado

2000-12-30

Cómo citar

Monte, N. L. (2000). Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais. Cadernos De Pesquisa, (111), 09–29. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/626

Número

Sección

Tema em Destaque