A dialética micro/macro na sociologia da educação

Autores/as

  • Zaia Brandão Departamento de Educação PUC - Rio

Palabras clave:

Sociologia da Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisadores

Resumen

Neste ensaio procuro desenvolver uma argumentação a favor da superação dos monismos metodológicos no campo da pesquisa em sociologia da educação. Com base no que Jeffrey Alexander (1987) denominou o “novo movimento teórico”, defendo a necessidade de superar a divisão do trabalho de pesquisa entre os investigadores que se dedicam à microssociologia e os que preferem abordagens macrossociais. Nessa perspectiva, as opções teórico-metodológicas devem-se ancorar nas necessidades da investigação e não numa opção a priori do pesquisador por qualquer uma das alternativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2001-07-31

Cómo citar

Brandão, Z. (2001). A dialética micro/macro na sociologia da educação. Cadernos De Pesquisa, (113), 153–165. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/605

Número

Sección

Outros Temas