Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG

Autores/as

  • Mauro Mendes Braga Universidade Federal de Ninas
  • Maria do Carmo L. Peixoto Universidade Federal de Ninas
  • Tânia F. Bogutchi Universidade Federal de Ninas

Palabras clave:

Ensino Superior, UFMG, Acesso à Educação, Concurso Vestibular

Resumen

O artigo analisa a demanda pelo ensino de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - na década de 90, considerando os seguintes aspectos: perfil socioeconômico dos candidatos; fatores que influenciaram a demanda e as preferências por áreas e cursos; o papel da oferta dos cursos noturnos sobre a demanda e as diferenças existentes entre os cursos que oferecem, ou não, a habilitação licenciatura. A demanda cresceu exponencialmente a partir de 1995, crescimento este centrado em candidatos da escola pública e pertencentes a famílias de baixo poder aquisitivo. O aumento mais acentuado da procura ocorreu nos cursos de mais baixo prestígio social da área biológica e em todos os de licenciatura. Verificou-se, também, uma nítida seletividade social associada à escolha da carreira: alguns cursos, de elevado prestígio social, para os quais a aprovação exige notas elevadas, são preferidos pelos candidatos da classe média alta, enquanto os pertencentes aos estratos sociais menos favorecidos optam geralmente por outros nos quais a aprovação pode ser alcançada com desempenho mediano. A abertura de cursos noturnos caracteriza-se como um aspecto da democratização do acesso ao ensino superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauro Mendes Braga, Universidade Federal de Ninas

Maria do Carmo L. Peixoto, Universidade Federal de Ninas

Tânia F. Bogutchi, Universidade Federal de Ninas

Publicado

2001-07-31

Cómo citar

Braga, M. M., Peixoto, M. do C. L., & Bogutchi, T. F. (2001). Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG. Cadernos De Pesquisa, (113), 129–152. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/604

Número

Sección

Outros Temas