Educação, cidadania e competividade: questões em torno de uma nova agenda

Autores/as

  • Almerindo Janela Afonso Universidade do Ninho - Portugal
  • Fátima Antunes Universidade do Ninho - Portugal

Palabras clave:

Educação, Cidadania, Ciências Sociais

Resumen

Há alguns anos tem-se firmado o debate em torno de uma agenda política e teórica que procura defender e sustentar uma articulação possível entre a procura de competitividade das economias e a manutenção e desenvolvimento dos direitos, nomeadamente sociais, que viabilizam e constituem condições de cidadania. Neste debate, que é atravessado por distintas posições, argumentos e propostas, a educação e formação são apontadas como eixos decisivos daquela articulação. A nossa argumentação vai no sentido de mobilizar análises e investigações em Ciências Sociais, trazendo para o centro da discussão questões e problemas que freqüentemente têm sido omitidos. Defendemos que, pelo contrário, é do confronto dessas questões e problemas que depende a possibilidade de constituir uma agenda política e teórica merecedora de crédito para uma via de desenvolvimento humana, social e ecologicamente sustentável.

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Biografía del autor/a

Almerindo Janela Afonso, Universidade do Ninho - Portugal

Fátima Antunes, Universidade do Ninho - Portugal

Publicado

2001-07-31

Cómo citar

Afonso, A. J., & Antunes, F. (2001). Educação, cidadania e competividade: questões em torno de uma nova agenda. Cadernos De Pesquisa, (113), 83–112. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/601

Número

Sección

Outros Temas