O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas

Autores/as

  • Vera Maria Nigro de Souza Placco
  • Vera Lucia Trevisan de Souza
  • Laurinda Ramalho de Oliveira

Palabras clave:

Coordenador Pedagógico, Formação de Professores, Política Educacionais

Resumen

No âmbito das reflexões sobre as políticas públicas da educação básica, o artigo discute a função do coordenador pedagógico na escola, na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino. Toma como subsídio pesquisa sobre a atividade desse profissional, propondo-se a identificar quem é ele e a analisar como seu trabalho é realizado em escolas de diferentes regiões brasileiras, buscando indicar as possibilidades e limitações que quem ocupa esse cargo enfrenta. O texto pretende demonstrar que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos escolares, sobretudo na formação dos professores. Como pano de fundo, apresentam-se as condições de trabalho desse profissional, com destaque à sua formação e atribuições. Busca-se, assim, contribuir para a formulação de políticas publicas que viabilizem a presença de coordenadores pedagógicos nas escolas de todo o país, exercendo as funções articuladora, formadora e transformadora, algo que já está previsto em lei em muitos dos estados e municípios brasileiros

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Biografía del autor/a

Vera Maria Nigro de Souza Placco

Vera Lucia Trevisan de Souza

Laurinda Ramalho de Oliveira

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

Maria Nigro de Souza Placco, V., Lucia Trevisan de Souza, V., & Ramalho de Oliveira, L. (2012). O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos De Pesquisa, 42(147), 754–771. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6

Número

Sección

Tema em Destaque