Desenvolvimento moral: a polidez segundo as crianças

Autores/as

  • Yves de La Taille Instituto de Psicologia USP

Palabras clave:

Desenvolvimento Moral, Crianças, Educação, Moral

Resumen

Após termos apresentado reflexões sobre as relações entre as virtudes e a moral e entre polidez e o desenvolvimento moral, apresentamos quatro pesquisas empíricas com crianças de 6, 9 e 12 anos para responder às seguintes perguntas: 1) A polidez faz parte do universo moral da criança? 2) A polidez já é vista pela criança pequena na sua especificidade em relação às regras propriamente morais? Os dados mostram que: 1) a polidez pertence ao universo moral das crianças de 6 a 12 anos, mas com a peculiaridade de sua falta não merecer castigo; 2) que a falta de polidez é, para as crianças de 6 anos, um indício para se julgar o caráter moral de uma pessoa e deixa de sê-lo para as crianças de 12 anos, com uma fase de transição aos 9 anos e 3) que a falta de polidez é vista como conduta de uma certa gravidade nas três faixas etárias. Terminamos o texto com considerações teóricas que procuram mostrar a relevância de uma educação moral que não despreze a polidez

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Publicado

2001-11-30

Cómo citar

La Taille, Y. de. (2001). Desenvolvimento moral: a polidez segundo as crianças. Cadernos De Pesquisa, (114), 89–119. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/585

Número

Sección

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