Primeira infância: a visão do Banco Mundial

Autores/as

  • Helen Penn School of Education and Community Studies, University of East London Social Science Research Unit, Institute of Education, London University

Palabras clave:

Banco Mundial, Globalização, Infância, Classe Social

Resumen

Este artigo examina a visão do Banco Mundial sobre a primeira infância como exemplo da globalização da infância. Argumenta que a globalização é caracterizada por um ponto de vista econômico neoliberal que exacerba a desigualdade entre nações ricas e pobres e entre ricos e pobres, dentro de cada país, bem como por um otimismo tecnológico-científico que enfatiza os benefícios das intervenções tecnológicas. O artigo mostra como esses dois aspectos da globalização influenciaram as políticas para crianças pequenas que o Banco Mundial vem promovendo ativamente. Recorre aos indícios apresentados pelo Banco Mundial para exemplificar as contradições inerentes a essa abordagem.

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Biografía del autor/a

Helen Penn, School of Education and Community Studies, University of East London Social Science Research Unit, Institute of Education, London University

Publicado

2002-03-31

Cómo citar

Penn, H. (2002). Primeira infância: a visão do Banco Mundial. Cadernos De Pesquisa, (115), 07–24. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/567

Número

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