A Profissionalidade docente em uma abordagem construtivista

Autores/as

  • Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista de Araraquara

Palabras clave:

Formação de Professores, Conflito, Prática Educativa, Atitude do Professor

Resumen

Este trabalho contrapõe-se, de um lado, a investigações cognitivistas que mostram imprecisões conceituais e exaltações exageradas da capacidade de reflexão e autonomia do professor e, de outro, a estudos evolutivos sobre a carreira docente que não explicam os “desvios de rota” encontrados no desenvolvimento desse profissional do ensino. O estudo pretendeu identificar níveis de aquisição da profissionalidade docente, nos âmbitos da prática pedagógica, da autonomia e da identidade profissional, e a investigar formas de reação dos professores a conflitos presentes no cotidiano escolar. Foram entrevistados 19 professores de 5a a 8a séries, de uma escola estadual de Araraquara, Estado de São Paulo, empregando-se um conjunto de histórias que simulavam situações escolares problemáticas. A análise dos depoimentos possibilitou o estabelecimento de três níveis hierárquicos na aquisição da profissionalidade docente, cada qual se fazendo acompanhar de uma forma de reação compensatória ao conflito. O estudo indica que a mudança da prática profissional do professor depende de sua sensibilização não apenas à própria mudança, mas também aos fatores perturbadores centrais, nem sempre percebidos, do equilíbrio atingido. O professor pode perceber o conflito, sem que seja sensível à mudança; e pode sensibilizar-se a mudar, sem que saiba como fazê-lo.

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Publicado

2002-11-30

Cómo citar

Chakur, C. R. de S. L. (2002). A Profissionalidade docente em uma abordagem construtivista. Cadernos De Pesquisa, (117), 149–176. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/547

Número

Sección

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