Para onde caminham os Cieps? Uma análise após 15 anos

Autores/as

  • Ana Maria Cavaliere Faculdade de Educação da UFRJ
  • Lígia Martha Coelho Faculdade de Educação da UFRJ

Palabras clave:

Educação Básica, Educação de Tempo Integral, Política Pública, Educação Pública

Resumen

O trabalho descreve aspectos da realidade dos Centros Integrados de Educação Pública - Cieps -, da rede estadual do Rio de Janeiro, baseando-se em pesquisa, realizada em 2001, com 50 diretores. Estabelece comparações com a época em que essas escolas foram implantadas sob a forma de programa especial de governo, levando em conta o funcionamento em horário integral, as dificuldades de gestão, as atividades oferecidas, a quantidade de alunos por escola, a utilização e conservação dos espaços. Conclui que a variedade dos níveis de ensino abarcados e a convivência de diferentes regimes horários num mesmo estabelecimento demonstram a vocação ainda pouco definida de tais escolas. A opinião dos gestores sobre o trabalho desenvolvido nos Cieps que mantiveram o horário integral mostra que eles o consideram, muitas vezes, assistencialista, embora essa definição seja vaga e muito variada. Após mais de 15 anos de existência, a tendente municipalização do ensino fundamental e a pressão por vagas no ensino médio parecem ser os maiores entraves para a manutenção dessas escolas segundo seu projeto original.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Cavaliere, Faculdade de Educação da UFRJ

Lígia Martha Coelho, Faculdade de Educação da UFRJ

Publicado

2003-07-31

Cómo citar

Cavaliere, A. M., & Coelho, L. M. (2003). Para onde caminham os Cieps? Uma análise após 15 anos. Cadernos De Pesquisa, (119), 147–174. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/522

Número

Sección

Outros Temas