Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo!

Autores/as

  • Philippe Perrenoud Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra

Palabras clave:

Avaliação de Estudantes, Teste Estandardizado

Resumen

O desenvolvimento e o caráter oficial das avaliações internacionais e de padrões nacionais de rendimento escolar favorecem a coexistência de uma dupla definição institucional de sucesso escolar. A definição habitual leva em conta o ensino efetivamente ministrado, adapta-se ao nível dos alunos e apresenta uma fidedignidade duvidosa. A segunda é mais objetiva, mas privilegia o que pode ser medido por testes padronizados: o cognitivo mais do que o socioafetivo, as capacidades e conhecimentos mais que as competências e a relação com o saber. As duas avaliações entram em conflito. As regulações necessárias poderiam levar a uma aproximação do ideal: considerar, na avaliação do sucesso escolar, todos os componentes do currículo prescrito e tão-somente eles.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Philippe Perrenoud, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra

Publicado

2003-07-31

Cómo citar

Perrenoud, P. (2003). Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo!. Cadernos De Pesquisa, (119), 09–27. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/513

Número

Sección

Tema em Destaque