A escola média: um espaço sem consenso

Autores/as

  • Nora Krawczyk Faculdade de Educação da Unicamp

Palabras clave:

Ensino Médio, Reforma do Ensino

Resumen

Este artigo busca discutir o processo de implementação da reforma do ensino médio, a partir de dados colhidos em pesquisa realizada em três estados brasileiros. O intuito é analisar os principais eixos das reformas estaduais e seus focos mais críticos, a partir do estudo de seus diferentes aspectos e das tensões geradas entre a intencionalidade das novas estratégias, a realidade que se quer transformar e o que foi efetivamente produzido como decorrência das medidas propostas. As preocupações principais suscitadas referem-se: ao cenário educacional em que convivem velhos e novos problemas que apontam para a expansão do ensino médio com baixa qualidade, para a privatização da sua gestão, e, simultaneamente, para um forte componente de exclusão; ao fato de que a reforma em curso vem afetando sensivelmente o trabalho do professor e a dinâmica institucional da escola e, em muito menor grau, a realidade educacional do aluno. O estudo conclui que a situação atual do ensino médio encerra o seguinte paradoxo: uma reforma curricular complexa junto com a desvalorização do trabalho intelectual da escola como instituição cultural.

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Biografía del autor/a

Nora Krawczyk, Faculdade de Educação da Unicamp

Publicado

2003-11-30

Cómo citar

Krawczyk, N. (2003). A escola média: um espaço sem consenso. Cadernos De Pesquisa, (120), 169–202. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/508

Número

Sección

Outros Temas