Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale

Autores/as

  • Wagner Rodrigues Valente PUC - São Paulo

Palabras clave:

Matemática, Reforma do Ensino, Ensino de Matemática, Currículo

Resumen

Este texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino - Reforma Francisco Campos - com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada “Matemática”, resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895-1974) e Jacomo Stávale (1881-1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemática, surgida há mais de vinte anos antes da polêmica.

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Biografía del autor/a

Wagner Rodrigues Valente, PUC - São Paulo

Publicado

2003-11-30

Cómo citar

Valente, W. R. (2003). Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos De Pesquisa, (120), 151–167. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/507

Número

Sección

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