Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin

Autores/as

  • Sonia Kramer PUC/Rio

Palabras clave:

Educação Infantil, Formação Profissional, Bakhtin, Professoras

Resumen

Este texto escrito a partir de entrevistas coletivas realizadas na pesquisa Formação de profissionais da educação infantil no Estado do Rio de Janeiro: concepções, políticas e modos de implementação - tem seu foco no tema e referencial teórico-metodológico da mudança. Esse referencial baseia-se na concepção de linguagem de Bakhtin, preciosa para a compreensão da originalidade com que o tema da mudança foi abordado pelos participantes: a metáfora de sacudir. Conceitos de ambivalência dialética e dialogismo revelaram-se ferramentas teóricas fundamentais para a pesquisa. A idéia de que é preciso mudar, acompanhada pelo desejo de mudar, emergiu em quase todas as entrevistas. Mas foi em entrevista feita com nove professoras que a mudança foi mencionada como se constituísse a ação educativa: uma das professoras entrevistadas relatou que não concordava com a prática vivida e resolveu "dar um sacode no pedagógico".

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Biografía del autor/a

Sonia Kramer, PUC/Rio

Publicado

2004-08-31

Cómo citar

Kramer, S. (2004). Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin. Cadernos De Pesquisa, 34(122), 497–515. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/484

Número

Sección

Outros Temas