O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina

Autores/as

  • Maria Sylvia Simões Bueno Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

Banco Mundial, Reforma do Ensino, América Latina, Modernização

Resumen

Este artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos “remodelados”, inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas.

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Biografía del autor/a

Maria Sylvia Simões Bueno, Universidade Estadual Paulista

Publicado

2004-08-31

Cómo citar

Bueno, M. S. S. (2004). O Banco Mundial e modelos de gestão educativa para a América Latina. Cadernos De Pesquisa, 34(122), 445–466. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/482

Número

Sección

Outros Temas