O significado da experiência escolar para segmentos das camadas médias

Autores/as

  • Isabel Lelis Pontifícia Universidade Católica - RJ

Palabras clave:

Aluno, Sociologia do Estudante, Relações Professor-Aluno, Prática de Ensino

Resumen

Este texto tem como objetivo revelar o sentido da experiência escolar para jovens de camadas médias, alunos de uma instituição privada confessional, da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Algumas questões serviram de ponto de partida para a pesquisa realizada de 2001 a 2003: como alunos com esse perfil socioeconômico e educacional constroem o seu ofício de estudante? Como articulam as relações com professores e colegas? Que relações estabelecem com as práticas de avaliação e os processos de ensinar e aprender? Relações instrumentais? Relações as quais permitem que os significados de seus grupos de referência aflorem? Que modelos de socialização são veiculados por essas escolas? O foco de análise apoiou-se em algumas das condições de produção e expressão do ofício do aluno como a caracterização socioeconômica das famílias, a trajetória escolar dos estudantes ao longo do ensino fundamental, o papel do estudo em suas vidas e práticas culturais e o lazer dos jovens.

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Biografía del autor/a

Isabel Lelis, Pontifícia Universidade Católica - RJ

Publicado

2005-08-31

Cómo citar

Lelis, I. (2005). O significado da experiência escolar para segmentos das camadas médias. Cadernos De Pesquisa, 35(125), 137–160. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/439

Número

Sección

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