A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições

Autores/as

  • Dagmar M. L. Zibas Fundação Carlos Chagas

Palabras clave:

Reforma do Ensino, Ensino Médio, Ceará

Resumen

O artigo traz dados de duas pesquisas que focalizaram o ensino médio no Ceará. Por meio desses estudos foi possível acompanhar, por dois anos, o desenvolvimento da reforma em oito escolas estaduais de Fortaleza. Ficou bastante evidente que as políticas dos anos 1990 trataram de introduzir no sistema cearense uma nova racionalidade, com o objetivo, entre outros, de confrontar velhas estruturas eivadas de clientelismo. No entanto, ao lado de alguns avanços, contradições básicas do projeto acabaram por criar obstáculos para a consecução dos objetivos iniciais.

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Biografía del autor/a

Dagmar M. L. Zibas, Fundação Carlos Chagas

Publicado

2005-04-30

Cómo citar

Zibas, D. M. L. (2005). A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições. Cadernos De Pesquisa, 35(124), 201–226. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/428

Número

Sección

Outros Temas