Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulista

Autores/as

  • Marília Claret Geraes Duran Universidade Metodista de São Paulo
  • Maria Leila Alves Universidade Metodista de São Paulo
  • João Cardoso Palma Filho Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – São Paulo

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Políticas Públicas, Ciclo Básico, Ensino Público

Resumen

Este artigo aborda, numa perspectiva histórico-crítica, o percurso do ciclo básico na rede estadual paulista, desde sua criação até os anos iniciais da década de 90, discutindo ainda as ações e reações desencadeadas pela proposta e pela reorganização curricular do ensino fundamental decorrentes dessa iniciativa. A pesquisa documental realizada parte das motivações que direcionaram a política educacional no momento de abertura política, em que assumia o poder o primeiro governo eleito no Estado de São Paulo após longo período de regime militar, e passa pela análise dos diferentes tipos de reações da rede de ensino e da sociedade civil, a maior parte delas contrárias às medidas encaminhadas. Quais as razões que têm levado sistematicamente à desmobilização de propostas comprometidas com a garantia da escolaridade regular das camadas mais pobres da população? A análise realizada evidencia a forte presença do pensamento conservador impregnado na cultura pedagógica brasileira, que se manifesta diante de propostas, como a do ciclo básico, comprometidas com a democratização do ensino.

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Biografía del autor/a

Marília Claret Geraes Duran, Universidade Metodista de São Paulo

Maria Leila Alves, Universidade Metodista de São Paulo

João Cardoso Palma Filho, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – São Paulo

Publicado

2005-04-30

Cómo citar

Duran, M. C. G., Alves, M. L., & Palma Filho, J. C. (2005). Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulista. Cadernos De Pesquisa, 35(124), 83–112. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/423

Número

Sección

Outros Temas