Representações dos professores sobre saber histórico escolar

Autores/as

  • Oldimar Pontes Cardoso FE - USP

Palabras clave:

História, Professores, Relações Professor-Aluno, Erickson, Frederick

Resumen

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de campo realizada em 2002 com o objetivo de compreender como os professores de História do ensino médio representam o saber histórico escolar que produzem cotidianamente na relação com seus alunos. A pesquisa foi formulada com base na teoria das representações de Henri Lefebvre e adotou a metodologia da observação participante interpretativa proposta por Frederick Erickson. Foram observadas aulas de quatro professores de História de uma escola da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo durante todo o ano letivo. A análise dos dados sugere que as representações dos professores são marcadas pela oposição sistemática aos chamados "professores tradicionais" e aos "historiadores positivistas".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Oldimar Pontes Cardoso, FE - USP

Publicado

2007-04-30

Cómo citar

Cardoso, O. P. (2007). Representações dos professores sobre saber histórico escolar. Cadernos De Pesquisa, 37(130), 209–226. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/379

Número

Sección

Outros Temas