Qual pedagogia para aos alunos em dificuldade escolar?

Autores/as

  • Marcel Crahay Faculdade de Psicologia da Educação da Universidades de Genebra e de Liege

Palabras clave:

Pedagogia, Repetência, Avaliação da Aprendizagem, Didática

Resumen

Repetir o ano não ajuda os alunos com dificuldades. Numerosas pesquisas sobre os efeitos da repetência mostram que em regra geral os alunos fracos que recomeçam o mesmo ano progridem menos que os alunos fracos que são promovidos. Que medidas pedagógicas são necessárias para combater o fracasso escolar? O objetivo deste artigo é proceder a uma revisão do que as pesquisas empíricas revelam sobre os procedimentos mais freqüentemente mencionados como meios de obter um aperfeiçoamento pedagógico. Os primeiros dizem respeito à composição e ao manejo de turmas homogêneas e heterogêneas, de classes grandes ou pequenas, e de grupos de alunos com necessidades específicas; os segundos remetem aos dispositivos de individualização da aprendizagem ou à estratégia oposta, de aprendizagem cooperativa e tutoral; os terceiros são relativos à avaliações formativas, seguidas ou não de ações corretivas. Discutindo o conjunto dos resultados, o autor defende um redirecionamento das pesquisas pedagógicas no sentido de investigar prioritariamente os procedimentos mais genéricos, deixando para casos extremos a mobilização de dispositivos baseados num diagnóstico fino das dificuldades de aprendizagem.

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Publicado

2007-04-30

Cómo citar

Crahay, M. (2007). Qual pedagogia para aos alunos em dificuldade escolar?. Cadernos De Pesquisa, 37(130), 181–208. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/378

Número

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