Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental

Autores/as

  • José Francisco Soares Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Desenvolvimento Cognitivo, Rendimento Escolar, Ensino Fundamental, Avaliação da Educação

Resumen

Este artigo introduz um modelo conceitual que relaciona fatores intra e extra-escolares a uma medida de desempenho cognitivo dos alunos. Com a ajuda desse esquema revisam-se as evidências presentes na literatura educacional sobre as possibilidades de melhoria dos resultados cognitivos dos alunos do ensino fundamental. Muitos dos resultados das pesquisas relatadas na literatura internacional não foram validados por estudos empíricos no Brasil até o momento. Os melhores dados para estudo do assunto disponíveis no país são os do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb, que têm muitas limitações. No entanto, já é possível garantir que, considerando o nível atual do desempenho dos alunos, há ações que podem ser realizadas no nível da escola com grande potencial de melhoria das proficiências dos alunos. Assim, neste momento, é preciso enfatizar as políticas escolares, tendo em vista que elas só serão viáveis com a implantação da autonomia das escolas, preceito já estabelecido em lei, mas ainda não completamente implementado.

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Biografía del autor/a

José Francisco Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

2007-04-30

Cómo citar

Soares, J. F. (2007). Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 37(130), 135–160. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/376

Número

Sección

Outros Temas