Pedagogia: o espaço da educação na universidade

Autores/as

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Pedagogia, Formação de Professores, Sistema de Educação, História da Educação

Resumen

Este artigo destaca a importância da pedagogia como o espaço específico da universidade para o desenvolvimento de estudos educacionais e de formação profissional de educadores abordando, a partir daí, as diretrizes curriculares nacionais recentemente definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Curso de Pedagogia. Para tanto, após considerar a emergência histórico-teórica do conceito de pedagogia, identifica a relação teoria-prática como o problema fundamental do qual derivam as duas grandes correntes pedagógicas que desembocam num dilema e que alimentam o caráter polêmico da pedagogia. Sobre esse pano de fundo é analisado o espaço da educação na universidade brasileira no interior do qual ocupa lugar central o Curso de Pedagogia. Por fim, procede a um exame sucinto das diretrizes curriculares nacionais, revelando uma situação paradoxal: o documento é, ao mesmo tempo, extremamente restrito e demasiadamente extensivo; é muito restrito no essencial e muito extensivo no acessório. À vista dessa constatação, o trabalho se encerra indicando um possível caminho para se contornar o paradoxo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas

Publicado

2007-04-30

Cómo citar

Saviani, D. (2007). Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos De Pesquisa, 37(130), 99–134. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/375

Número

Sección

Tema em Destaque