Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo

Autores/as

  • José Augusto Pacheco Instituto de Psicologia e Educação da Universidade do Minho
  • Nancy Pereira Instituto de Psicologia e Educação da Universidade do Minho

Palabras clave:

Globalização, Identidade, Escolas, Currículos

Resumen

O artigo pretende discutir a globalização e a identidade no contexto da escola e do currículo, como dois espaços posicionais que configuram as políticas de ensino, concretamente ao nível da organização escolar. Defendemos que a globalização contribui de modo efectivo, contrariamente ao que a construção das identidades escolares pressupõe, não só para o reforço da homogeneização escolar, incluindo as práticas curriculares, como também para o reforço da noção de currículo como facto. Os resultados que se apresentam dizem respeito às práticas de elaboração de projectos educativos (político-pedagógicos) configurando a existência de projectos que são trabalhados escolarmente pelos professores numa lógica normativa e num ritual de cumprimento de macrodecisões, mesmo que a sua justificação seja feita na base da autonomia das escolas e de identidades curriculares locais.

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Biografía del autor/a

José Augusto Pacheco, Instituto de Psicologia e Educação da Universidade do Minho

Nancy Pereira, Instituto de Psicologia e Educação da Universidade do Minho

Publicado

2007-08-31

Cómo citar

Pacheco, J. A., & Pereira, N. (2007). Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 371–398. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/362

Número

Sección

Outros Temas