O mal-estar do ensino religioso nas escolas públicas

Autores/as

  • Ana Maria Cavaliere Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Educação Religiosa, Escolas Públicas, Rio de Janeiro

Resumen

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 14 escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, onde se analisou o processo de implementação do ensino religioso confessional como disciplina regular. Os depoimentos de 96 professores demonstraram que ainda que predomine o apoio à disciplina, há um mal-estar nas escolas quanto ao seu caráter confessional. O estudo mostrou também que a expectativa de reforço do controle social foi a base para a aceitação da disciplina pelos professores.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Cavaliere, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado

2007-08-31

Cómo citar

Cavaliere, A. M. (2007). O mal-estar do ensino religioso nas escolas públicas. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 303–332. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/359

Número

Sección

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