Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil - 1931/1997

Autores/as

  • Luiz Antonio Cunha

Palabras clave:

Educação Brasileira, Políticas Educacionais, Educação Religiosa, Educação Laica

Resumen

O artigo examina as relações observadas entre as disciplinas Ensino Religioso e Educação Moral e Cívica no ensino básico no Brasil. Analisa o Ensino Religioso particularmente no currículo das escolas públicas e a Educação Moral e Cívica no conjunto das escolas. Para isso, a legislação federal foi examinada como produto de alianças e conflitos entre o campo político e o campo religioso, naquilo que concerne ao campo educacional. O autor conclui que, no período estudado, ambas as disciplinas expressaram diferentes sentidos, em somatório ou em alternância, no jogo de forças entre o campo político e o campo religioso.

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Biografía del autor/a

Luiz Antonio Cunha

Publicado

2007-08-31

Cómo citar

Cunha, L. A. (2007). Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil - 1931/1997. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 285–302. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/358

Número

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