Escolha, seleção e segregação nas escolas municipais do Rio de Janeiro
Palabras clave:
Segregação Escolar, Acesso à Educação, Oportunidades Educacionais, Escolas Públicas, Desigualdades Educacionais.Resumen
O artigo investiga a distribuição e o acesso a vagas em escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro com foco na oferta escolar. Sistematiza uma bibliografia sobre regras de matrícula/escolha em redes escolares de diferentes países. A análise é centrada em dois polos de matrícula heterogêneos com grande fluxo de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos do ensino fundamental. As análises ilustram o padrão do fluxo entre as escolas e identificam os procedimentos e as justificativas utilizados pela direção das escolas na seleção e na distribuição de alunos. Os resultados mostram padrões não aleatórios de distribuição de alunos e a ocorrência de ações veladas dos atores que indicam brechas nas regras de matrícula e que contribuem para a segregação escolar no município.
Descargas
Citas
ALVES, Luciana; BATISTA, Antônio; ÉRNICA, Maurício. Processos velados de seleção e evitação de alunos em escolas públicas. São Paulo: Cenpec, 2012. 44 p. (Informes de Pesquisa, n. 7).
BELL, Courtney. All choices created equal? How good parents select “failing” schools. New York: Columbia University, National Center for the Study of Privatization in Education, 2005.
BERENDS, Mark; ZOTTOLA, Genevieve C. Social perspectives on school choice. In: BERENDS, M. et al. HandBook of research on school choice. New York: Routledge, 2009.
BROCCOLICHI, Sylvain; ZANTEN, Agnes. School competition and pupil flight in the urban periphery. Journal of Educational Policy, v. 15, n. 1, p. 51-60, Nov. 2010.
BRUEL, Ana Lorena. Distribuição de oportunidades educacionais: o programa de escolha da escola pela família na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
BRUEL, Ana Lorena; BARTHOLO, Tiago. Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, p. 303-328, 2012.
CARVALHO, Julia. Segregação escolar e burocracia educacional: uma análise da composição do alunado nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
CAVALLIERI, Fernando; LOPES, Gustavo. Índice de Desenvolvimento Social – IDS: comparando as realidades microurbanas da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Pereira Passos, abr. 2008. (Coleção Estudos Cariocas, n. 20080401)
COSTA, Márcio; KOSLINSKI, Mariane. Escolha, estratégia e competição por escolas públicas. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2, p. 195-213, 2012.
COSTA, Márcio; KOSLINSKI, Mariane. Quase-mercado oculto: a disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 142, p. 246-266, jan./abr. 2011.
COSTA, Márcio et al. Quase-mercado escolar em contexto de proximidade espacial e distância social: o caso do Rio de Janeiro. In: VIEIRA, Maria M. et al. (Org.). Habitar a escola e suas margens: geografias plurais em confronto. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, 2014. p. 37-50.
COSTA, Márcio et al. Oportunidades e escolhas: famílias e escolas em um sistema escolar desigual. In: ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (Org.). Família & escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 131-164.
ELACQUA, Gregory. The impact of school choice and public policy on segregation: evidence from Chile. International Journal of Educational Development, v. 32, p. 444-453, 2012.
ELACQUA, Gregory; SCHNEIDER, Mark; BUCKLEY, Jack. School choice in Chile: is it class or the classroom? Journal of Policy Analysis and Management, v. 25, n. 3, p. 577-601, 2006.
GLENN, Charles. School segregation and virtuous markets. In: COLLOQUE PENSER LES MARCHÉS SCOLAIRES. Université de Genève, Suisse, mar. 2009.
GORARD, Stephen. Does the index of segregation matter? The composition of secondary schools in England since 1996. British Educational Research Journal, v. 35, n. 4, p. 639-652, 2009.
GORARD, Stephen; FITZ, John; TAYLOR, Chris. School choice impacts: What do we know? Educational Researcher, v. 30, n. 7, p. 18-23, 2001.
GORARD, Stephen; TAYLOR, Chris; FITZ, John. Schools, markets and choice policies. London: Routledge Falmer, 2003.
HOLME, Jennifer. Buying homes, buying schools: school choice and the social construction of school quality. Harvard Educational Review, v. 72, n. 2, p. 177-205, jun./ago. 2002.
KOSLINSKI, Mariane et al. Movimentação de estudantes em um sistema educacional: padrões de “tracking”, rotulagem e reprodução da estratificação social. Educação em Foco, Juiz de Fora (MG), v. 18, n. 3, p. 83-115, 2014.
NOREISCH, Kathleen. Choice as rule, exception and coincidence: parents’ understandings of catchment areas in Berlin. Urban Studies, v. 44, n. 7, p. 1307-1328, June 2007.
RAVEAUD, Maroussia; ZANTEN, Agnes. Choosing the local school: middle class parents’ values and social and ethnic mix in London and Paris. Journal os Education Policy, v. 22, n. 1, p. 107-124, Jan. 2007.
RIBEIRO, Luiz César; ALVES, Fátima; FRANCO, Creso. Segregación urbana y rezago escolar en Rio de Janeiro. Revista de la Cepal, n. 94, abr. 2008.
SÖDERSTRÖM, Martin; UUSITALO, Roope. School choice and segregation: evidence from an admission reform. The Scandinavian Journal of Economics, v. 112, n. 1, p. 55-76, 2010.
WEST, Anne; BARHAM, Eleanor; HIND, Audrey. Secondary school admissions in England 2001 to 2008 changing legislation: policy and practice. Oxford Review of Education, v. 37, n. 1, p. 1-20, Feb. 2011.
WEST, Anne; HIND, Audrey; PENNELL, Hazel. School admissions and “selection” in comprehensive schools: policy and practice. Oxford Review of Education, v. 30, n. 3, Sept. 2004.
YAIR, Gad. School organization and market ecology: a realist sociological look at the infrastructure of school choice. British Journal of Sociology of Education, v. 17, n. 4, p. 453-471, 1996.
ZANTEN, Agnes. Choisir son école. Stratégies familiales et médiations locales. Paris: PUF, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).