Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda?

Autores/as

  • Silke Weber Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Educação Básica, Qualidade de Ensino, Políticas Educacionais, Sistema Nacional de Educação.

Resumen

O texto focaliza a proposta de relacionamento entre as três esferas de poder - União, estados e municípios - no provimento da qualidade da educação básica, que consta do Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado pelo Ministério da Educação em 2007. Entre as esferas governamentais, ao longo das últimas décadas, são assinalados alguns avanços e desdobramentos nas relações, que devem culminar na construção do Sistema Nacional de Educação. Destaque é dado a alguns dos desafios decorrentes do compartilhamento da União nos acertos locais de elevação dos padrões de qualidade, sendo anotadas possíveis formas de regulação que a eles serão associadas. A definição de parâmetros para institucionalizar, em todo o país, o regime de colaboração e controle social da educação, é percebida como passível de transformar a educação escolar em eixo central de um projeto de Nação.

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Publicado

2008-08-31

Cómo citar

Weber, S. (2008). Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda?. Cadernos De Pesquisa, 38(134), 305–318. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/307

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