A formação do professor em face das violências das/nas escolas

Autores/as

  • Candido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília
  • Marlene Monteiro Pereira Universidade Católica de Brasília

Palabras clave:

Formação de Professores, Violência, Escolas, Sociologia da Educação

Resumen

O desvelamento das violências das/nas escolas levou ao desenvolvimento de numerosas pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores. Parte destas analisa a socialização profissional do magistério e encontra questões como as novas faces do "choque de realidade" dos docentes. Assim, efetuou-se uma investigação sobre as percepções dos licenciandos a respeito das violências e de seu próprio preparo. Os resultados, obtidos por meio de grupos focais realizados com licenciandos, confirmam a sensação de despreparo para a imersão, ainda que gradual, na prática. Entre as propostas dos participantes, destacam-se a construção de um gradiente teoria-prática mais adequado, o caráter mais aplicado das disciplinas e o desenvolvimento da capacidade de encontrar soluções, sem receituários.

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Biografía del autor/a

Candido Alberto Gomes, Universidade Católica de Brasília

Marlene Monteiro Pereira, Universidade Católica de Brasília

Publicado

2009-04-30

Cómo citar

Gomes, C. A., & Pereira, M. M. (2009). A formação do professor em face das violências das/nas escolas. Cadernos De Pesquisa, 39(136), 201–224. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/280

Número

Sección

Outros Temas