A formação do professor em face das violências das/nas escolas

Authors

  • Candido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília
  • Marlene Monteiro Pereira Universidade Católica de Brasília

Keywords:

Formação de Professores, Violência, Escolas, Sociologia da Educação

Abstract

O desvelamento das violências das/nas escolas levou ao desenvolvimento de numerosas pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores. Parte destas analisa a socialização profissional do magistério e encontra questões como as novas faces do "choque de realidade" dos docentes. Assim, efetuou-se uma investigação sobre as percepções dos licenciandos a respeito das violências e de seu próprio preparo. Os resultados, obtidos por meio de grupos focais realizados com licenciandos, confirmam a sensação de despreparo para a imersão, ainda que gradual, na prática. Entre as propostas dos participantes, destacam-se a construção de um gradiente teoria-prática mais adequado, o caráter mais aplicado das disciplinas e o desenvolvimento da capacidade de encontrar soluções, sem receituários.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Candido Alberto Gomes, Universidade Católica de Brasília

Marlene Monteiro Pereira, Universidade Católica de Brasília

Published

2009-04-30

How to Cite

Gomes, C. A., & Pereira, M. M. (2009). A formação do professor em face das violências das/nas escolas. Cadernos De Pesquisa, 39(136), 201–224. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/280

Issue

Section

Outros Temas